Descubra o jeito certo de se comunicar na entrevista

Um dos maiores desafios de um candidato que está indo para uma entrevista de emprego, é saber como se comunicar quando estiver diante do recrutador. Existem muitas “fórmulas” espalhadas por aí do que se deve ou não falar em um processo seletivo.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para que você seja aprovado em uma entrevista, por isso é tão importante que você invista em desenvolver esta habilidade. Sim, comunicar é uma habilidade!

O mais importante de tudo, porém, é você saber COMO deve se comunicar. Cada pessoa tem um estilo de comunicação, que pode ser passivo, agressivo ou assertivo.

Você sabia que simplesmente saber falar em público ou ser uma pessoa comunicativa não faz de você um bom comunicador?

Sinônimo de uma boa comunicação é ASSERTIVIDADE! Mas o que é assertividade?

A comunicação assertiva refere-se à habilidade do profissional em expressar suas ideias e mensagens de maneira aberta e honesta, com firmeza, segurança e respeito, sem espaço para dúvidas, conflitos, desentendimentos e agressividade.

Um candidato com esse estilo de comunicação se destaca e muito em um processo seletivo!

Elencamos 4 principais dicas para você começar a ser mais assertivo na hora que competir por uma vaga de emprego:

Dica #1 – Fale com propriedade: Evite falar sobre assuntos que você não tem propriedade. Busque ter informações e experiências reais sobre o que você quer dizer. Se você diz que se considera um bom vendedor, por exemplo, você precisa ter argumentos para validar essa opinião e exemplos para mostrar quando você agiu de forma bem-sucedida nessa área.

Dica #2 – Seja objetivo: É muito ruim quando um candidato é prolixo e enrolado para responder uma pergunta ou falar de si. É o famoso “fala, fala, e não diz nada”. Muitas pessoas não têm nem a consciência dessa dificuldade e isso pode acabar prejudicando bastante. Busque ser objetivo e claro nas suas colocações, respondendo apenas aquilo que foi perguntado. Lembre-se: você está em uma entrevista de emprego, não em uma conversa com um amigo.

Dica #3 – Cuidado com a linguagem: Busque prestar atenção tanto em sua comunicação verbal, quanto não-verbal. Evite usar gírias e outras colocações informais, lembre-se de que em uma entrevista, o contexto é diferente e exige um posicionamento também diferenciado. Em relação a sua linguagem corporal, busque mostrar-se interessado, fazer contato visual, sorrir e mostrar uma posição ereta e confiante.

Dica #4 – Saiba quando falar: Saber o momento certo para falar é quase tão importante do que saber como falar. Preste atenção quanto ao momento certo para você expressar a sua opinião. Mesmo se o que você tem a dizer seja importante, você deve perceber a hora certa para manifestar suas ideias. Falar na oportunidade errada pode acabar comprometendo o seu discurso.

Comece avaliando o seu próprio estilo de comunicação e coloque essas dicas em prática para tornar a sua comunicação cada vez mais assertiva! Mantenha em mente que é possível desenvolver uma boa comunicação investindo em cursos e conteúdos como este!